O universo literário feminino ganha destaque mais uma vez com o retorno do Coletivo Enluaradas. Após três coletâneas de sucesso - Se Essa Lua Fosse Nossa (2021), Uma Ciranda de Deusas (2021) e I Tomo das Bruxas: do Ventre à Vida (2022) -, o grupo anuncia suas atividades com a proposta do quarto volume, o II Tomo das Bruxas: Corpo & Memória (2024), em parceria com a Editora TAUP (Toma Aí Um Poema, Curitiba/PR).
Desde sua fundação, o Coletivo Enluaradas tem se destacado pela promoção e divulgação da escrita poética da literatura contemporânea de autoria feminina em língua portuguesa. Nesse contexto, a participação nas coletâneas Enluaradas torna-se uma experiência de identidade, vínculo e resistência.
A chamada para o II Tomo das Bruxas convida autoras de todas as nacionalidades, maiores de 18 anos, a participarem com poemas inéditos de temática livre. Seja em versos livres ou formas fixas como aldravia, haicai, poetrix, trovas, soneto, balada, rondó, sextina, entre outros, a diversidade é bem-vinda. E é importante ressaltar o compromisso do coletivo com a liberdade de identidade de gênero.
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2024 e devem ser feitas através de formulário online (AQUI). Cada autora pode inscrever até três poemas, sendo que o valor de inscrição varia de acordo com o número de poemas e o país de residência da autora. Os textos devem ser escritos em língua portuguesa e de autoria própria, com até 25 versos cada.
A avaliação dos poemas será feita com base na criatividade, qualidade e respeito aos critérios estabelecidos no edital. As autoras selecionadas serão comunicadas por e-mail e terão seus textos publicados na coletânea, com direito a exemplares físicos e digitais da obra.
Além disso, a coletânea será amplamente divulgada através de lançamento virtual e nas redes sociais do Coletivo Enluaradas. A participação implica na aceitação das regras do regulamento, incluindo a autorização para a divulgação dos textos e imagens pelas mídias de comunicação do coletivo e da editora.
Para mais informações, as interessadas podem entrar em contato através do e-mail coletaneaenluaradas@gmail.com. O lançamento da coletânea está previsto para ocorrer até 60 dias após o encerramento do edital, prometendo mais uma vez enriquecer o cenário literário feminino com vozes plurais e empoderadas.
O Coletivo Enluaradas é coordenado pela escritora amazonense radicada na Espanha desde 2012, Marta Cortezão. Marta é curadora da Trilogia Enluaradas. Recebeu destaque na antologia poética Nós (Off Flip; 2023), com o poema "Cartografia de silêncios". É autora dos livros Banzeiro Manso (2017); Amazonidades: Gesta das Águas (2021); Meu Silêncio Lambe Tua Orelha e Aljavas Para Cupido (TAUP; 2023). Atualmente é colunista da Revista Literária Vôo Livre.
Agradeço fraternalmente à Revista Literária Ozezeu pela cuidadosa divulgação do novo edital Enluaradas. Obrigada Lulih e Leacide pelo apoio e carinho. Abraço.
Participe da Coletânea das Enluaradas Tomo das Bruxas II Corpo Memória de organização de Marta Cortezão.
A Coletânea acolhe autoras brasileiras e europeia que escrevam em Língua Portuguesa. A obra é um veículo de protagonismo o Mulherio que escreve.
Marta Cortezão é uma escritora maravilhosa filha da Amazônia residente há decadas na Espanha. Ela é artista ativista da literatura feminina e feminista no Brasil é Europa e vem ao Amapá para conhecer as escritoras do Amapá e lançar a Coletânea. Escritoras participem!